Avançar para o conteúdo principal

Autocuidado e amizade

Há uns dias li uma frase da Michelle Obama que dizia resumidamente que para sermos bons pais temos que tratar de nós primeiro. Só assim conseguimos ter aenergia física e emocional para tratarmos da nossa família. Parece óbvio mas muitos pais (principalmente as mães) esquecem-se de tirar o tempo de que necessitam para cuidarem de si. E isso, mais tarde ou mais, cedo tem consequências nefastas.

O autocuidado não é mais do que o carinho que temos por nós e não deve ser encarado como uma futilidade, como um capricho. No autocuidado cab o investimento que fazemos na nossa saúde física e mental. Envolve, por exemplo, termos os nossos exames de rotina em dia, descansarmos o suficiente, alimentarmo-nos bem e fazer exercício físico. Pode ainda incluir o tempo que tiras para cuidar da tua pele, para estares sozinha e para falares e fazeres programas com os teus amigos. 
As últimas semanas foram de aprendizagem em relação à nova forma de conviver com amigos. Desde o inicio do confinamento que resisti aos encontros virtuais com amigos. Via muita gente a falar de almoços, jantares e outros encontros via Zoom mas não me fazia sentido. Não era a mesma coisa. E o tempo foi passando e para além de telefonemas para alguns deles não tive mais nenhum contacto com os amigos de sempre. Há umas semanas dei por mim um tanto abatida, sem energia. Nunca imaginei que a falta de programas com aqueles de quem gosto tivessem tanto impacto na minha vida. E comecei a pensar nas coisas de outra forma. Ainda não me sinto preparada para almoços com amigos em restaurantes ou mesmo em casa. Sinto que para proteger alguns familiares mais idosos tenho que fazer escolhas. Se quero estar mais tempo com uns terei inevitavelmente que manter distância de outros. Mas o que me impede de ter uma conversa cara a cara, ainda que seja de máscara? Nada! Há uns dias resolvi fazer uma visita à porta de duas amigas. Elas desceram e estivemos um pouco à conversa na rua e posso dizer-vos que foi mesmo muito bom. Mantivemos as distância social mas olhamo-nos nos olhos e isso, para mim, faz toda a diferença. Comecei também a marcar encontros com alguns amigos via Zoom e descobri que, mesmo não sendo a mesma coisa, não deixa de ser bom. Até já fazemos jogos via Zoom. Estamos sempre a aprender não é?
Conta-me: como cuidas de ti? O que entra na tua rotina de autocuidado? Que programas à distância tens feito com os teus amigos?




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quem tem medo da adolescência?

De repente, parece que deixam de precisar de nós. Só falam nos amigos, só querem estar com os amigos ou ao telefone com os amigos. :) Percebemos mudanças na forma de se arrumarem, nos gostos musicais, nas séries que vêem, na forma de falarem connosco. Rebolam os olhos, respondem com agressividade… Dito assim, pode assustar um pouco.:) Mas sabes uma coisa? Quanto mais aprendo sobre a adolescência e quanto mais convivo com adolescentes, percebo que esta fase, tal como todas as outras, pode ser uma fase maravilhosa. Com desafios é certo, mas ainda assim muito boa. Depende muito da forma como lidamos com ela.


Acredito que uma forma de lidarmos melhor com o que nos assusta é por aumentar o nosso conhecimento sobre o assunto. Nesse sentido, convido-te a ler sobre o tema Adolescência para compreenderes melhor os desafios desta fase da vida do teu filho.
Gostava ainda que te lembrasses de uma coisa: apesar de começar a reclamar o seu espaço, o teu filho continua a precisar de ti, da tua orie…

Um post sobre escolhas

Há uns dias li um desabafo de uma bloguer conhecida no Instagram. Dizia ela que se sentia pior mãe desde que a quarentena tinha começado e que os miúdos a irritavam muito a ponto de gritar com eles. Por curiosidade li alguns comentários dos seguidores e quase todos eles diziam estar na mesma situação e que não se culpasse porque era humana e que os miúdos tiravam qualquer um do sério.

Concordo que todos cometemos erros. Não conheço ninguém que não meta o pé na poça uma vez ou outra. Mas sabes o que me saltou à vista? O "sacudir a água do capote", o descartar de responsabilidade pelos nossos atos e as palmadinhas nas costas de quem comentou aquele post. Parece-me muito mais fácil culpar os miúdos pelas nossas explosões do que admitir que não escolhemos o melhor comportamento a ter em determinada situação. Porque, na realidade, é disso que se trata - de escolhas. Enquanto não assumirmos que somos responsáveis pelas nossas ações não abrimos espaço para mudar comportamentos, pa…

De volta!

Olá a todos! Passaram-se uns bons anos desde a última vez que escrevi aqui. Este sempre foi um espaço onde escrevi sobre as minhas aventuras na maternidade e sobre o que me dava prazer como os meus hobbies e os nossos passeios em família.

Os posts antigos foram arquivados e agora este vai ser um espaço dedicado a temas ligados ao exercício da parentalidade. Pensei em criar um blogue novo mas resolvi continuar a escrever neste que sempre foi o meu espaço. As coisas mudam e não há nada de errado nisso, não é?
Comecei a interessar-me pela Parentalidade Positiva há uns 6 anos. Estudei muito sobre o tema, fiz pequenos cursos e no ano passado decidi finalmente fazer a Certificação em Parentalidade e Educação Positivas com a Magda Gomes Dias. Desde essa altura que me tenho dedicado a ajudar pais e mães a terem uma vida familiar mais satisfatória. Se o tema te interessar, anda daí. :)