Avançar para o conteúdo principal

Um post sobre adolescentes e comentários inoportunos







Escrevi este post na minha página pessoal do Instagram há uns meses. Achei que devia colocá-lo também no blogue porque acho mesmo que é um assunto ao qual nós adultos (pais ou não) devemos dar muita atenção.

A adolescência é uma fase rica em mudanças. Alterações físicas e hormonais estão na ordem do dia. Alguns dão um “pulo” em altura, outros engordam, começam a aparecer borbulhas. É também provável que o cabelo seja mais difícil de domar… No meio de tudo isto está uma pessoa em desenvolvimento com muitas dúvidas, com oscilações de humor próprias de tanta mudança externa e interna. Como se não bastasse alguns adolescentes ainda têm de lidar com comentários desnecessaŕios por parte de adultos. E alguns ainda fazem aquela coisa irritante de falar sobre o adolescente como se não estivesse presente. Imaginem um adolescente no meio de um grupo, numa reunião familiar ou de amigos da família. Uma tia diz para a mãe: “a Maria está mais gordinha, não está?” Outra diz diretamente para a Maria: “Ai filha, já se notam muito esses pelos. Tens que fazer a depilação.” Um tio olha para o Manuel e diz: “Bem, estás cheio de borbulhas!, e isso que tens aí o que é? Um bigode?” Coloquem-se no lugar do adolescente e imaginem-se a ouvir esse tipo de comentários. Quanto a vocês eu não sei mas eu não sairia dessa reunião muito animada.

Eu sei que quem comenta não faz por mal e que não tem a intenção de ferir, mas a verdade é que esse tipo de comentários podem ter um impacto negativo na autoestima daquele adolescente. Os nossos miúdos têm tanta coisa interessante para partilhar connosco. Porque não pensar noutros assuntos para conversar com eles para além dos características físicas?

Boa semana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quem tem medo da adolescência?

De repente, parece que deixam de precisar de nós. Só falam nos amigos, só querem estar com os amigos ou ao telefone com os amigos. :) Percebemos mudanças na forma de se arrumarem, nos gostos musicais, nas séries que vêem, na forma de falarem connosco. Rebolam os olhos, respondem com agressividade… Dito assim, pode assustar um pouco.:) Mas sabes uma coisa? Quanto mais aprendo sobre a adolescência e quanto mais convivo com adolescentes, percebo que esta fase, tal como todas as outras, pode ser uma fase maravilhosa. Com desafios é certo, mas ainda assim muito boa. Depende muito da forma como lidamos com ela.


Acredito que uma forma de lidarmos melhor com o que nos assusta é por aumentar o nosso conhecimento sobre o assunto. Nesse sentido, convido-te a ler sobre o tema Adolescência para compreenderes melhor os desafios desta fase da vida do teu filho.
Gostava ainda que te lembrasses de uma coisa: apesar de começar a reclamar o seu espaço, o teu filho continua a precisar de ti, da tua orie…

Um post sobre escolhas

Há uns dias li um desabafo de uma bloguer conhecida no Instagram. Dizia ela que se sentia pior mãe desde que a quarentena tinha começado e que os miúdos a irritavam muito a ponto de gritar com eles. Por curiosidade li alguns comentários dos seguidores e quase todos eles diziam estar na mesma situação e que não se culpasse porque era humana e que os miúdos tiravam qualquer um do sério.

Concordo que todos cometemos erros. Não conheço ninguém que não meta o pé na poça uma vez ou outra. Mas sabes o que me saltou à vista? O "sacudir a água do capote", o descartar de responsabilidade pelos nossos atos e as palmadinhas nas costas de quem comentou aquele post. Parece-me muito mais fácil culpar os miúdos pelas nossas explosões do que admitir que não escolhemos o melhor comportamento a ter em determinada situação. Porque, na realidade, é disso que se trata - de escolhas. Enquanto não assumirmos que somos responsáveis pelas nossas ações não abrimos espaço para mudar comportamentos, pa…

De volta!

Olá a todos! Passaram-se uns bons anos desde a última vez que escrevi aqui. Este sempre foi um espaço onde escrevi sobre as minhas aventuras na maternidade e sobre o que me dava prazer como os meus hobbies e os nossos passeios em família.

Os posts antigos foram arquivados e agora este vai ser um espaço dedicado a temas ligados ao exercício da parentalidade. Pensei em criar um blogue novo mas resolvi continuar a escrever neste que sempre foi o meu espaço. As coisas mudam e não há nada de errado nisso, não é?
Comecei a interessar-me pela Parentalidade Positiva há uns 6 anos. Estudei muito sobre o tema, fiz pequenos cursos e no ano passado decidi finalmente fazer a Certificação em Parentalidade e Educação Positivas com a Magda Gomes Dias. Desde essa altura que me tenho dedicado a ajudar pais e mães a terem uma vida familiar mais satisfatória. Se o tema te interessar, anda daí. :)